O Netuno centraliza e disponibiliza os dados georreferenciados gerados a partir da implementação dos Projetos de Comunicação Social – PCS (embarcações de pesca), de Monitoramento da Biota Marinha - PMBM (quelônios e cetáceos), de Monitoramento Acústico Passivo – PMAP (cetáceos vocalizadores), de Monitoramento de Impactos de Plataformas e Embarcações sobre a Avifauna – PMAVE (aves encontradas a bordo), de Controle da Poluição – PCP (resíduos sólidos e líquidos), chamados de “projetos-padrão”, bem como de Monitoramento de Praias – PMP (animais encontrados em praias monitoradas).
Além disso, as empresas-membro no Netuno e a EnerGeo Alliance disponibilizam, de forma voluntária, acesso a documentos referentes a projetos especiais, também requeridos no âmbito dos licenciamentos de algumas pesquisas sísmicas marítimas, cujo carregamento no Banco não é requerido pelo IBAMA. Os relatórios finais de implementação desses projetos especiais estão disponíveis na plataforma GeoNode Netuno.
Outra iniciativa voluntária, foi o carregamento também em plataforma GeoNode de todo material científico, estudos e mapas disponíveis sobre a Margem Equatorial até 2022, através da iniciativa Rede Amazônia Azul.
Abaixo, encontram-se links para acessar os dados referidos. Logo após, pode-se encontrar um sumário dos projetos-padrão e, em seguida, uma tabela com os dados básicos referentes aos projetos especiais.
Acesse o Resumo dos Projetos-Padrão
Acesse o
MAPA
para pesquisar e vizualizar os dados espacializados de:
Avistagens
Deteções acústicas
Ocorrências de Aves a bordo
Ocorrências em praia
Acesse a FERRAMENTA para fazer download de dados de biota.
Busca de dados por tipo de Formulário, vinculados ao respectivos Projetos Ambientais.Sejam bem-vindos a mais uma iniciativa da EnerGeo Alliance, vinculada ao Banco de Dados Ambientais Netuno.
Há muitos anos a Aliança planeja oferecer algo simples e útil, um portal disponibilizando links para os mais relevantes bancos de dados brasileiros e internacionais, de interesse para indústria de O&G, com foco na fauna marinha e som. Temos a certeza de que essa iniciativa beneficiará as partes interessadas, órgão licenciador, empresas, consultorias, além de pesquisadores, estudantes e sociedade em geral.
Importante ressaltar que, essa iniciativa está alinhada e dá suporte a Década do Oceano da Unesco/ONU, especificamente ao “ Desafio 9 - Competências, conhecimentos e tecnologia para todos - Assegurar o desenvolvimento abrangente da capacidade e o acesso equitativo aos dados, informação, conhecimento e tecnologia em todos os aspectos da ciência dos oceanos e para todas .
Por favor, caso queiram se juntar a esse esforço e nos enviar sugestões, como adição de bancos e correções, não hesitem em nos contatar através de aowens@energeoalliance.org.
Acesse a
lista de bases de dados ambientais