Sejam bem-vindos a mais uma iniciativa da EnerGeo Alliance, vinculada ao Banco de Dados Ambientais Netuno.
Há muitos anos a Aliança planeja oferecer algo simples e útil, um portal disponibilizando links para os mais relevantes bancos de dados brasileiros e internacionais, de interesse para indústria de O&G, com foco na fauna marinha e som. Temos a certeza de que essa iniciativa beneficiará as partes interessadas, órgão licenciador, empresas, consultorias, além de pesquisadores, estudantes e sociedade em geral.
Importante ressaltar que, essa iniciativa está alinhada e dá suporte a Década do Oceano da Unesco/ONU, especificamente ao “ Desafio 9 - Competências, conhecimentos e tecnologia para todos - Assegurar o desenvolvimento abrangente da capacidade e o acesso equitativo aos dados, informação, conhecimento e tecnologia em todos os aspectos da ciência dos oceanos e para todas .
Por favor, caso queiram se juntar a esse esforço e nos enviar sugestões, como adição de bancos e correções, não hesitem em nos contatar através de aowens@energeoalliance.org.
O Banco de Dados Ambientais (BDA) Netuno tem como objetivo oferecer fácil acesso para a sociedade aos dados públicos originados a partir do licenciamento ambiental das atividades de sísmica marítima no Brasil, realizado atualmente pela Coordenação-Geral de Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Marinhos e Costeiros (CGMAC), do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Notas: O BDA Netuno é fruto de um esforço conjunto do IBAMA, das empresas de geofísica CGG, TGS, WesternGeco e das operadoras Equinor e Petrobras, sob a coordenação da EnerGeo Alliance, originado a partir de requerimentos de Termos de Referência para atividades de sísmica marítima na Margem Equatorial em 2014 e, expandido para todos os TRs, para atividades de sismica em todas as Bacias brasileiras, a partir de 2018.
Tipo de Dados: Dados dos Projetos de Comunicação Social (PCS), de Controle da Poluição (PCP), de Monitoramento da Biota Marinha (PMBM), de Monitoramento Acústico Passivo (PMAP), de Monitoramento de Impactos de Plataformas e Embarcações sobre a Avifauna (PMAVE) e disponibiliza informações gerais de projetos de pesquisa, sob o item Projetos Especiais.
Instituições Responsáveis: EnerGeo /CGG, Equinor, Petrobras, TGS, WesternGeco / IBAMA / LibGeo/Univali
O BDCA é um sistema que permite o armazenamento, consulta, e compartilhamento de dados ambientais coletados através de quaisquer projetos que gerem dados acerca de qualidade de água, biota planctônica, cobertura do fundo, qualidade do sedimento, biota bentônica e nectônica em ambiente marinho, além de da possibilidade de inclusão de dados chave para o entendimento sinérgico e ecológico destes (como dados meteorológico-oceanográficos).
Notas: Ele está preparado tanto para receber dados oriundos de Projetos de Caracterização Ambiental (PCAs) e Projetos de Monitoramento Ambiental (PMAs) executados dentro de processos de licenciamento ambiental e pós-licença, nos âmbitos Federal e Estadual, como também de projetos de pesquisa com as mais diversas estruturas e características.
Tipo de Dados: Qualidade de água, biota planctônica, cobertura do fundo, qualidade do sedimento, biota bentônica e nectônica em ambiente marinho.
Instituições Responsáveis: IBP /Prooceano
Centralizar estudos ambientais, cientificos, mapas e dados em geral sobre o ambiente e socioeconomia da Margem Equatorial brasileira.
Notas: Permite que os utilizadores registrados carreguem facilmente dados geoespaciais. Ferramenta de pesquisa de dados geoespaciais publicados por outros usuários, organizações e fontes públicas.
Tipo de Dados: Dados sobre biota, margens, econômia, elevação, ambiente, informações geocientíficas, águas interiores, oceanos, populações, transportes, entre outros.
Instituições Responsáveis: UNIVALI
A Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) tem como proposito catalogar, integrar e harmonizar dados geoespaciais existentes nas diversas instituições do governo brasileiro, produtoras e mantenedoras de diversos tipos de dados, harmonizando-os e proporcionando a sua disseminação e uso efetivo.
Notas: Trata-se de um repositorio de metadados de diversas fontes produtoras de dados e informações geoespaciais organizado na forma de um catálogo online de dados e serviços, disponibilizando acesso através de ferramenta de busca em mapa.
Tipo de Dados: Dados e informações geoespaciais do Brasil.
Instituições Responsáveis: Governo Brasileiro
O MAREM, banco de dados georeferenciado, consolida e integra os dados de 2 projetos (Projeto de Proteção e Limpeza de Costa e o Projeto de Proteção à Fauna) e permite uma análise detalhada e ágil de regiões afetadas por derramamento de óleo.
Notas: O MAREM oferece ao setor de exploração e produção de Óleo e Gás e o setor de Resposta a Vazamento de Óleo ferramenta técnica e de gestão para o planejamento de emergências, priorização de localidades e espécies a serem protegidas em caso de uma emergência ambiental e, tomada de decisão sobre as estratégias de resposta a serem adotadas em caso de acidentes com derramamento de óleo no mar. Para os dados de costa foram desenvolvidas Fichas Estratégicas de Resposta (FERs).
Tipo de Dados: Costa: mapeamento do litoral e de ilhas costeiras brasileiras com a classificação das localidades em “área prioritária para proteção”, “área de uso a ser definido - área de coleta/área de apoio”, ou “área de uso a ser definido”. Fauna: espécies e áreas de ocorrência de avifauna, mastofauna e herpetofauna no litoral e ilhas costeiras brasileiras, classificadas como espécies “vulneráveis” e “prioritárias”.
Instituições Responsáveis: IBP / IBAMA
Planejamento Espacial Marinho do Brasil
Notas: Planejamento Espacial Marinho do Brasil
Tipo de Dados: Infraestrutura terrestre, limites administrativos, setores econômicos, ambiente, batimetria, cartas náuticas, biomas IBGE, cabos submarinos.
Instituições Responsáveis: Ministerio de Meio Ambiente e Mudança do Clima
Incluir projetos especiais requeridos nos licenciamentos ambientais de atividades de sismica offshore. Nessa plataforma, também podem ser encontrados , versões finais aprovadas de Estudos Ambientais para Atividades Sísmicas Marítimas bem como Relatórios Finais das Atividades.
Notas: Trata-se de um repositorio de dados vinculados ao BDA Netuno.
Tipo de Dados: Dados obtidos através da implementação de Projetos de Monitoramento de Quelonios e Cetaceos por Telemetria Satelital, Monitoramento da Paisagem Acústica dentre outros, parte dos licenciamentos ambientais de atividades sísmicas marítimas.
Instituições Responsáveis: EnerGeo / Univali
A Plataforma de Análise e Monitoramento Geoespacial da Informação Ambiental – Pamgia centraliza e fornece de forma dinâmica e integrada as informações ambientais de interesse do Ibama e de seus parceiros, permitindo que os dados temáticos sejam visualizados de forma estatística e geoespacial pelos usuários.
Notas: Plataforma com integração de dados ambientais produzidos no IBAMA. Oferece gráficos, infográficos, coleta em campo, mapas dinâmicos e inteligência artificial para a melhoria no monitoramento geospacial das informações ambientais.
Tipo de Dados: Temas: fiscalização e proteção ambiental, combate ao desmatamento, manejo integrado do fogo, acidentes e emergências ambientais, licenciamento ambiental, flora e madeira, fauna, recuperação ambiental, cadastro técnico federal, emissão de resíduos, químicos e biológicos, educação ambiental e monitoramento de mangues.
Instituições Responsáveis: IBAMA
Desenvolvimento de modelos hidrodinâmicos que simularam a circulação marinha e atmosférica em regiões da costa amazônica, plataforma continental e região oceânica adjacente.
Notas: Os modelos foram integrados com o objetivo de fechar o ciclo de alimentação entre atmosfera, oceano e rios, possibilitando a simulação de situações operacionais da dispersão de óleo e outros impactos nas áreas de interesse do projeto PIATAM Mar, assim como para fins de planejamento estratégico.
Tipo de Dados: Modelos hidrodinâmicos, atmosféricos, de onda e de dispersão de poluentes.
Instituições Responsáveis: COPPE/UFRJ
A ferramenta identifica medidas de redução dos impactos e busca espaços geográficos onde se garanta a manutenção dos serviços ecossistêmicos e de populações viáveis de espécies, sem prejuízo para instalação e operação do setor petrolífero e sem a perda líquida de espécies sensíveis e ameaçadas de extinção.
Notas: Ferramenta de planejamento e gestão territorial, imbuída de ferramentas do planejamento sistemático da conservação para orientar, espacialmente, as áreas de maior e menor compatibilidade dentro das dez ecorregiões marinhas, capaz de subsidiar a tomada de decisão de empreendedores, licenciadores e órgãos de controle para que possam evitar, mitigar e compensar os impactos negativos associados às atividades de EPP&G.
Tipo de Dados: Biodiversidade, serviços ecossistêmicos e ambientes singulares.
Instituições Responsáveis: ICMBio-MMA
Sistema de observação e previsão oceânica para a Bacia de Santos.
Notas: Fornece mapas, gráficos interativos dos dados coletados e resultados de modelos, trabalhos e publicações a partir dos dados
Tipo de Dados: Correntes, temperatura, salinidade, altura da superficie do mar, vento, ondas coletaods por SailBuoys, WaveRiders, SVPs, Perfiladores e Gliders.
Instituições Responsáveis: Shell Brasil , Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia LAMCE/COPPE/UFRJ e Prooceano
O Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade - SALVE foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a gestão do processo de avaliação do risco de extinção coordenado e executado pelo ICMBio; o sistema possibilita também a organização das informações sobre a fauna avaliada.
Notas: O SALVE teve inicio em 2016 e, por meio dele, se consolidou uma base de dados para o armazenamento e organização das informações sobre as espécies e como uma ferramenta de controle, acompanhamento e execução das diferentes etapas do processo, desde o início da compilação de dados sobre as espécies, passando pela sistematização das informações sobre os pesquisadores e instituições parceiras envolvidas, até a avaliação do risco de extinção das espécies e publicação dos resultados.
Tipo de Dados: Fauna brasileira em risco de extinção.
Instituições Responsáveis: ICMBio-MMA
O Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira é uma plataforma online que integra dados e informações sobre a biodiversidade e os ecossistemas de diferentes fontes, tornando-os acessíveis para usos diversos.
Notas: Desenvolvido sob coordenação do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), com suporte técnico da ONU Meio Ambiente (UNEP) e apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), o SiBBr atua como o nó brasileiro do GBIF (Global Biodiversity Information Facility), iniciativa multilateral de aproximadamente 60 países participantes. O SiBBr adota padrões e protocolos internacionais para o compartilhamento de dados e informações e utiliza a infraestrutura Living Atlas - LA, desenvolvida em código aberto pelo governo Australiano e com diversos módulos reutilizáveis por outras organizações. Os dados disponibilizados na plataforma são originados de instituições nacionais de ensino e pesquisa, públicas ou privadas, projetos e programas de pesquisas e redes temáticas (provedores de dados).
Tipo de Dados: Biodiversidade brasileira
Instituições Responsáveis: MCTI / GBIF
Sistema Nacional de Emergencias Ambientais. Ferramenta informatizada para a comunicação de acidentes ambientais, por meio da qual se faz possível a visualização de mapas interativos e geração de dados estatísticos dos acidentes ambientais registrados pelo IBAMA.
Notas: O sistema possui dois tipos de comunicado: (i) comunicado de acidente ambiental envolvendo poluição por óleo, o qual será direcionado a incidentes em águas sob jurisdição nacional; e (ii) comunicado de demais acidentes ambientais envolvendo produto(s) perigoso(s), e demais casos que tenham sua comunicação exigida no processo de licenciamento ou autorização ambiental.
Tipo de Dados: Acidentes ambientais
Instituições Responsáveis: IBAMA
Sistema para gestão de dados gerados no âmbito dos projetos de monitoramento de praias (PMP) vinculados a licenciamentos ambientais da Petrobras.
Notas: Os PMPs são desenvolvidos para o atendimento de condicionantes do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA, das atividades de exploração e produção (E&P) de petróleo e gás natural offshore da PETROBRAS nas Bacias de Santos, de Campos, do Espírito Santo, de Sergipe-Alagoas e Potiguar. Têm como objetivo avaliar as possíveis interferências das atividades de E&P da Petrobras, na área de abrangência dos projetos, sobre os tetrápodes marinhos (aves, tartarugas e mamíferos marinhos), por meio do monitoramento das praias, do atendimento veterinário aos animais vivos debilitados e da coleta para estudos dos animais mortos.
Tipo de Dados: Tetrápodes marinhos (aves, tartarugas e mamíferos marinhos)
Instituições Responsáveis: Petrobras
Integra informações sobre os mamíferos marinhos do Brasil.
Notas: Plataforma que exibe os dados que são cadastrados por seus usuários. Estes usuários incluem organizações não-governamentais (ONG), universidades, institutos de pesquisa e empresas. Dados oriundos do monitoramento de mamíferos marinhos.
Tipo de Dados: Mamíferos marinhos do Brasil
Instituições Responsáveis: LIBGeo/Univali - CMA/ICMBio
O GBIF - Global Biodiversity Information Facility - é uma rede internacional e uma infraestrutura de dados financiada pelos governos do mundo e que tem como objetivo fornecer a qualquer pessoa, em qualquer lugar, acesso aberto a dados sobre todos os tipos de vida na Terra.
Tipo de Dados: Biodiversidade mundial
Instituições Responsáveis: GBIF
Projeto de ciência cidadã que agrega registros de qualquer tipo de organismo.
Notas: Inclui avistagens feitas por turistas em ambientes costeiros e marinhos.
Tipo de Dados: Ocorrência de organismos, terrestres ou marinhos
Instituições Responsáveis: iNaturalist is a 501c3 non-profit organization based in the USA (Tax ID 92-1296468).
A Coleção William A. Watkins de Gravações Sonoras de Mamíferos Marinhos consiste em gravações de várias espécies de mamíferos marinhos coletadas ao longo de sete décadas em uma ampla gama de áreas geográficas por Watkins e muitos outros.
Tipo de Dados: Gravações Sonoras de Mamíferos Marinhos
Instituições Responsáveis: New Bedford Whaling Museum / Woods Hole Oceanographic Insitution
Galeria de sons no mar
Tipo de Dados: Sons no mar
Instituições Responsáveis: University of rhode Island / ONR / NOAA / GSO / Inner Space Center / Inspire Environmental
Explore a biblioteca de sons para saber mais sobre a variedade de vida oceânica que utiliza o som e as várias maneiras pelas quais a interação humana sustentável com o oceano depende de aprendermos e trabalharmos para navegar e respeitar esse vasto ambiente sensorial.
Tipo de Dados: Sons no mar
Instituições Responsáveis: Ocean Conservation Research Sound Science Serving the Sea
OBIS is a global open-access data and information clearing-house on marine biodiversity for science, conservation and sustainable development.
Notas: Integrado ao GBIF.
Tipo de Dados: Qualquer organismo marinho
Instituições Responsáveis: IOC-UNESCO